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Pós-Graduação

Lato Sensu

A Faculdade de Ciências Jurídicas de Santa Maria terá o desígnio de oferecer um ensino de pós-graduação lato sensu que seguem as normas do Conselho Nacional de Educação e da Capes/MEC exaradas em resoluções e portarias, no aspecto de que seu desenvolvimento exigirá a composição de equipes de pesquisadores em torno de um projeto acadêmico consistente, além de um esforço continuado ao longo dos anos.

A política de ensino de Pós-graduação stricto sensu prediz que a formação profissional deve alinhar-se à visão da sociedade de forma integracionista, ou seja, o conhecimento e a pesquisa baseiam a participação de profissionais docentes e não docentes na vida humana e na vida em sociedade. A produção de conhecimento está aportada nas linhas de pesquisa que constituem recortes temáticos da área de conhecimento a qual estará circunscrito cada curso, em consonância com a missão institucional.

A IES disporá a coordenação de um gestor, a partir de um corpo docente qualificado, como de instalações físicas (salas de aula, laboratórios, biblioteca, salas de informática) dentro dos padrões exigidos pela legislação pertinente, para consolidação e a expansão da oferta de cursos de pós-graduação lato sensu a partir da identificação de demandas.

Núcleo de Extensão

Em conformidade com o Plano Nacional de Extensão Acadêmica, a Política de Extensão da Faculdade de Ciências Jurídicas de Santa Maria adotará as consequentes diretrizes:

  1. Interdisciplinaridade: tal ideia é propulsora da prática, e a provocação será implementar esta diretriz em atividades concretas, com resultados positivos aos estudantes e comunidade. A Extensão entendida nesse contexto possibilitará trocas entre áreas caracterizadas do conhecimento, revertendo a tendência de compartimentar o conhecimento.
  2. Impacto na Formação do Estudante: uma diretriz transformadora na realidade das atividades de Extensão, pois ampliará o universo de referência do estudante e possibilitarão ao futuro profissional utilizar os conhecimentos adquiridos na instituição para identificar e propor soluções aos problemas concretos.
  3. Integração fraternal: uma nova ágora para surtir efeitos práticos será a abordagem de integração entre a IES e a comunidade, por meio do diálogo, no perpetrar profissional ou vivência comunitária.

É com base nessas diretrizes que os cursos comporão ações pedagógicas, de caráter teórico ou prático, presencial ou a distância, organizado de maneira sistemática, com carga horária definida e processo de avaliação formal, se for o caso. Poderão ser classificados em: capacitação, atualização, aperfeiçoamento profissional, extensão e cursos livres. Deverão enfatizar o desenvolvimento de competências e habilidades e observar a duração prevista, para efeito de certificação.

Para afirmar o compromisso com essas diretrizes a IES propõe ainda no segundo semestre, após o credenciamento da IES, criar o Núcleo de Extensão, que será comporto por um coordenador do Núcleo de Extensão, dois representante do quadro docente; dois representante da comunidade local e um representante do quadro discente para efetivamente traçar ações junto a instituições,  associações, ONG’s, escolas de educação básica, fundações, etc., para conhecer demandas e buscar alternativas para atividades de extensão, discutir, criar, mapear e elaborar propostas que poderão ser implementadas por programas governamentais.

Área de Concentração na área de Direito

Constitucionalismo, Direito e Educação.

Linhas de Pesquisa: