Rua: Dr. Bozano 478/1º Andar - Santa Maria/RS
secretaria@fcjsm.com.br

Responsabilidade Social

Além da busca pela qualidade, duas serão as premissas nas políticas da IES, a inclusão social e a sustentabilidade. A Faculdade de Ciências Jurídicas de Santa Maria buscará desenvolver o ensino, a iniciação científica e a extensão voltados para a diversidade e consciência humana, no intuito de continuar no desenvolvimento da democracia, a promoção da cidadania e o atendimento às demandas de diversos segmentos da sociedade, sendo assim reconhecida a importância de sua contribuição para a melhoria das condições sociais da sociedade.

As ações de Responsabilidade Social da Faculdade de Ciências Jurídicas de Santa Maria serão orientadas pelas diretrizes de seu Projeto de Desenvolvimento Institucional. Fará parte da missão da IES cooperar para melhorar a vida das pessoas por meio da educação responsável e sustentável. Para conseguir esse objetivo, a Faculdade de Ciências Jurídicas de Santa Maria desenvolverá Projetos Institucionais de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, voltados à responsabilidade social adaptando-os à realidade e necessidade local, especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à: gestão, investimento na capacitação do corpo docente e promoção de programas de treinamento ao pessoal administrativo, que visará a permanente qualificação e atualização; possibilidade de oferta de bolsas de estudos a funcionários e docentes, promoção de palestras, realização de ações que proporcionará a educação ambiental, ampliação do acesso ao ensino de qualidade por meio da adesão a programas de bolsas de estudos promovidos por órgãos federais, estaduais e municipais, além de programas promovidos com recursos próprios, desenvolver projetos de extensão que envolvam ações de inclusão social, promovendo a integração da comunidade com a instituição;, interação e atendimento à sociedade através de prestação de serviços de qualidade e realização de ações voltadas à educação ambiental.

Nesse contexto, estudos recentes apontam que no Brasil, apesar da educação superior ter recebido grande investimento financeiro nos últimos anos, o acesso ao ensino superior ainda é pouco democratizado, mesmo com programas como a Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o mais recente Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Dessa maneira, o ensino superior ainda não atende com eficiência seu primeiro papel social. A partir disso a preocupação com a educação socioambiental necessita estar presente no Ensino Superior brasileiro de modo mais efetivo e claro.

Assim, o meio acadêmico como um todo é responsável por uma formação socioambiental crítica e mais proativa, por comportar um ambiente extremamente favorável a discussões e reflexões. Resta evidente que é cada vez maior a obrigação da inserção de disciplinas e discussões nos cursos.

A Faculdade de Ciências Jurídicas de Santa Maria se propõe seguir esta máxima, viabilizar a inclusão social, promovendo a cidadania e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos que atende, contribuindo para a inclusão social e o acesso ao mercado de trabalho, promovendo o desenvolvimento educacional, econômico e social da região, atuando na defesa do meio ambiente para a contribuir para o desenvolvimento da sociedade com sustentabilidade

A Faculdade de Ciências Jurídicas de Santa Maria buscará contribuir para o desenvolvimento econômico e social de sua região por meio de ações e programas que concretizam e integram as diretrizes curriculares com os setores sociais e produtivos, incluindo o mercado de trabalho.

Nesse sentido, a Faculdade de Ciências Jurídicas de Santa Maria adotará mecanismos de incentivo e apoio, envolvendo a alocação de recursos como Bolsas de estudo oferecidas por meio de uma política de gerenciamento e concessão interna, financiamentos alternativos, atendimento a portadores de necessidades especiais por meio de um núcleo que garantirá a acessibilidade a todos os acadêmicos da educação especial, respeitando seu direito de matrícula e permanência com sucesso no Ensino Superior. Para tal planejará, conduzirá, seguirá e orientará o Atendimento Educacional Especializado, por meio da adaptação de materiais, orientações e formação continuada para os atores pedagógicos envolvidos com o processo de ensino e aprendizagem.

Como Programas Institucionais de Responsabilidade Social instituirá o Trote Solidário com o objetivo engajar alunos, professores, coordenadores, colaboradores, gestores e diretores no desenvolvimento de ações que promovam cidadania, educação e trabalho em equipe, reafirmando o compromisso de IES socialmente responsável e marcando posição contrária ao trote violento.

Poderá instituir o Dia S, que terá como objetivo alocar instituições, sociedade e IES na busca de alternativas para sustentabilidade. Também na área de atuação jurídica a Cidadania Ativa nas escolas, qual conta com uma inciativa de grupos de Pesquisa e Extensão interagirem diretamente nas escolas públicas e privadas levando conhecimento para prática.

Ainda, a Semana Jurídica, período em que o Curso de Direito desenvolve debates, palestras, atividades reais e simuladas como o Tribunal do Júri e o Moot Court (competição de julgamentos simulados com uso da oralidade), além de oficinas para os alunos, permitindo o intercâmbio entre o aluno e profissionais de renome no mundo acadêmico e jurídico.

Em conjunto, a IES proporcionará acesso aos conhecimentos científicos, aos registros culturais diferenciados, à conquista da racionalidade que rege as relações sociais e bem como promoverá ações relacionadas ao resgate dos bens culturais de sua região.